31 março 2011

Google Goggles

O Google Goggles é uma ferramenta para smartphones que permite fazer pesquisa por imagens. Por exemplo, está num local e vê um monumento, quer pesquisar informação sobre ele, basta tirar uma fotografia e usar o Google Goggles e recebe a informação desejada. O mesmo pode ser feito com texto, moradas, livros, etc. Tudo através de fotografia.

Veja aqui a apresentação!

30 março 2011

Animoto


O Animoto é uma ferramenta que permite juntar fotografias e música num slideshow. O resultado final é muito interessante já que há uma combinação entre a música e as fotografias.
Se quer perceber melhor como funciona veja o vídeo:

28 março 2011

Integração Google Earth e Google Maps

O Google Earth e o Google Maps estão integrados podendo fazer exportações de conteúdo um para o outro, tornando-os em mais uma excelente ferramenta web2.0b.

Veja o vídeo explicativo.


27 março 2011

ZooBurst


Gostava de criar um livro de histórias infantis? E que tal se ele fosse digital? E que tal se o pudesse agarrar virtualmente e interagir com ele?

O ZooBurst é tudo isso! Permite criar livros digitais de histórias infantis com os quais pode interagir!

Com alguma imaginação pode ser utilizado para explorar conceitos ou para apresentação de trabalhos por alunos mais velhos.

Veja um breve vídeo de apresentação da ferramenta.

26 março 2011

Google Transelate

Está a visitar um site em alemão e não percebe nada da língua? Recebeu um e-mail em Polaco e não consegue sequer perceber o assunto? O Google Transelate pode dar uma ajuda. Não sendo uma tradução fantástica, na maior parte das vezes é o suficiente para percebermos o que se pretende. Não aconselho a utilizarem-no para tradução directa de documentos, poderão ter algumas surpresas desagradáveis!

O processo é simples: escolher a língua de origem> escolher a língua para a qual se pretende traduzir > copiar e colar o texto > Clicar em "Traduzir" e já está!

25 março 2011

SimpleBooklet


Gostava de construir uma pequena brochura digital? Gostava que os seus alunos fizessem uma pequena brochura digital sobre um determinado conceito?

O SimpleBooklet permite construir pequenas brochuras com um aspecto profissional.

O processo de construção é extremamente simples, drag and drop (arrastar e largar), e os objectos são arrumados de forma rápida.

O melhor é que pode depois partilhá-la nas principais redes sociais ou embeber numa página de internet, ou adicionar uma ligação (como aqui!).

24 março 2011

Google SketchUp 8

O Google SketchUp 8 é mais uma ferramenta web2.0b! Ou seja, tal como outras da google une o trabalho num software que corre no computador e que funciona simultaneamente na web e, neste caso, interagindo ainda com o Google Earth (mais um web2.0b).

O Google SketchUp permite construir objectos 3D de uma forma relativamente simples e eficaz. Esses objectos podem ser colocados no Google Earth para simular a sua implantação no terreno (por exemplo um edifício!).

Mais uma ferramenta fantástica!. Vejam o Vídeo!


23 março 2011

Udemy

Mais uma plataforma LMS (learning management system), muito simples e virada muito mais para a exposição de conteúdos do que para a aprendizagem colaborativa. O Udemy permite o upload de ficheiros em vários formatos, possui um blogue.
A parte mais interessante é a possibilidade de juntar várias pessoas numa conferência web, com a possibilidade de em simultâneo partilhar conteúdos como uma apresentação ou partilhar rascunhos num quadro branco.

22 março 2011

Google Instant

Já reparou que agora quando faz uma pesquisa no Google lhe vão aparecendo resultados em função do que está a digitar? O objectivo é tornar a pesquisa mais rápida.
Veja o vídeo aqui!

21 março 2011

Edmodo

Mais uma plataforma LMS, muito simples de utilizar e muito semelhante (em aspecto) ao facebook. O Edmodo permite partilha de ficheiros, ligações, notas, calendários e tarefas. Tem uma ferramenta simples para criar pequenos inquéritos.

20 março 2011

Google na Cozinha

Gosta de cozinhar? Anda sempre à procura de mais uma receita fantástica? O Google Recipes pode dar uma ajuda... é só reparar na barra do lado esquerdo do seu motor de busca (ou talvez não... ainda não está disponível para Portugal)!

19 março 2011

Edu 2.0


A Edu 2.0 é uma plataforma LMS mais dedicada ao uso escolar do que ao uso individual. O registo permite ser administrador de toda a plataforma, criando várias disciplinas para uma escola. Bastante completa, também é algo complexa de utilizar. Para quem nunca administrou uma plataforma pode tornar-se algo confusa.

Em baixo fica o mapa conceptual da plataforma e um vídeo.

18 março 2011

Gmail

O Gmail é provavelmente a ferramenta de e-mail mais usada em todo o mundo! Mas se ainda não a conhece, aqui vai um pequeno vídeo explicativo da melhor forma de o utilizar!


Bem agora o gmail tem uma ferramenta fantástica, para quem, como eu, recebe toneladas de e-mail (ainda bem que são toneladas virtuais!). Veja aqui a ferramenta que prioriza os seus mails automaticamente!

17 março 2011

Quizinator

Está farto de perder horas a fazer questionários, testes, fichas? O Quizinator é uma ferramenta de criação de questionários relativamente simples de usar, que permite construir uma base de dados de perguntas e respostas que facilita a construção rápida de questionário testes e fichas.

Permite a construção de quatro tipos de questões:
  • Resposta Curta
  • Escolha Múltipla
  • Verdadeiro/Falso
  • Sim e Não.
As perguntas podem ser classificadas e pesquisadas por disciplinas, categoria, nível, grau de dificuldade e tipo de questão. Veja o vídeo de introdução abaixo.

16 março 2011

Google Voice


Ok... e ligar todos os seus telefones, voicemails e poder ter, por escrito, todas as suas mensagens (de voz ou sms)? Parece de mais?... Para a Google não! O Google Voice é isso... e parece-me também uma entrada, com pés de lã, no mercado das telecomunicações telefónicas!

Depois do lançamento do Androide que se tornou um sistema operativo de telemóveis muito utilizado, agora junta os númerose todas as mensagens num só local! Mas ainda teremos tempo para nos habituarmos à ideia, porque o serviço ainda não está disponível para Portugal.

Veja o vídeo que explica o funcionamento. Querem comentar?

15 março 2011

Udutu


Quer criar um curso? Não conhece ferramentas para o fazer. Aqui tem uma ferramenta fantástica de criação de cursos. O Udutu permite-lhe ser autor de cursos, de uma forma relativamente simples (para um utilizador com competências TIC medianas) e depois exportá-lo em formato SCORM para ser integrado numa plataforma LMS (learning management system). 

A parte mais interessante é que está disponível de forma gratuita. Assim já vai poder produzir de forma relativamente simples, recursos educativos digitais, por exemplo, para o Moodle.



14 março 2011

Google New


Se tem uma conta gmail pode aceder a uma série de ferramentas gratuitas da google: e-mail, calendário, gestor de tarefas, processador de texto, editor de apresentações, folhas de cálculo, aplicações de desenho, construção de formulários etc. Ao longo deste mês vamos visitar cada uma delas. Fui inspirado pelo local da google onde posso encontrar todas as novidades: Google New!

13 março 2011

LearnBoost

Gostava de poder ter todos os seus elementos de avaliação num local e poder partilhá-los apenas com o encarregado de educação de cada um dos seus alunos? O LearnBoost possibilita-lhe isso e mais!



Registos de Avaliação.
Assiduidade.
Planos de Aula.
Relatórios
Partilha com o aluno e com o seu encarregado de Educação.

Veja o vídeo de demonstração (em inglês):


Take the LearnBoost Tour! from LearnBoost on Vimeo.

12 março 2011

JayCut

Já quis editar vídeo no seu computador e não tinha como?

Para editar vídeo com o JayCut só precisa de um programa instalado: o seu browser com que acede a esta página!

O JayCut é um editor de vídeos que permite as mais diversas funcionalidades de edição de vídeo:
  • remisturar e cortar vídeos
  • adicionar música e efeitos
  • adicionar texto e legendas
  • exportar para o youtube e para o facebook
  • Guardar os vídeos no iphone, no pc windows ou mac.
Tem a possibilidade de experimentar sem se registar para conhecer as funcionalidades... mas quando desligar perde o seu trabalho!

O registo é gratuito e permite-lhe ter espaço ilimitado e enviar vídeos até 30 minutos!

11 março 2011

Little Bird Tales

O Little Bird Tales é um sítio que permite fazer compilações multimédia. Está desenhado para que seja tão simples de utilizar que o seu publico alvo são as crianças! Feito em 3 simples passos!

10 março 2011

Pixlr

Já publicámos várias ferramentas de edição de imagem... aqui vai mais uma! O Pixlr.

O layout é muito semelhante ao do Photoshop. Possui um conjunto de ferramentas de edição rápida de imagem para os menos habituados a estes processo (só com clique!).

09 março 2011

Phoenix

Já vos dei a conhecer aqui alguns editores de imagem! Aqui fica mais um o Phoenix.

As funcionalidade básicas são as mesmas, mais simples de utilizar, do meu ponto de vista, que o Sumopaint... mais completo que o Picknik!

08 março 2011

Google Cloud Connect

Uma das ferramentas web 2.0 mais fantásticas de utilizar é o Google Docs.
Agora ainda ficou mais fantástica! Um pequeno plugin permite utilizar o melhor do Google Docs (a partilha e edição simultânea) com uma ferramenta de edição a que todos estamos habituados: o Microsoft Office, tornando-o numa ferramenta web2.0b, ou seja local e da nuvem simultâneamente!

Com este plugin instalado vai poder editar documentos em simultâneo com outras pessoas no Office, através do google docs. Veja aqui o vídeo de demontração.

Funciona!

07 março 2011

Myna

Gostava de misturar música e a sua voz ou qualquer outro ficheiro de sou ou produzir uma entrevista com os seus alunos mas não sabe como?

Agora já não precisa de software extremamente sofisticado, Myna é uma aplicação web 2.0 que, tal como todas as que apresento neste blogue, não necessita de instalação no computador, apenas necessita do seu browser.

Mesmo que não seja um profissional em edição de som, como eu, vai achar fácil juntar vários clips de som, a sua voz ou a dos seus alunos e alguns efeitos de som para produzir um clip. E melhor do que tudo... é grátis!

Mas, como todas as aplicações web 2.0, obriga a carregar os ficheiros. O que no caso do som demora um pouco, especialmente se a sua ligação de internet não for rápida.

Depois de carregado, as várias operações são rápidas.

Para ver várias das possibilidade veja o vídeo a seguir (em inglês)

Espero que goste.

06 março 2011

MobileStudy

MobileStudy é uma ferramenta que permite a construção de questionários que podem ser descarregados e respondidos num telemóvel. É gratuita quer para quem constrói quer para quem usa.

Se pretende utilizá-la em contexto educativo deve advertir os seus alunos que, apesar de gratuita, o download dos questionários pode ser pago (dependendo do plano tarifário do telemóvel e da operadora).

Quando têm acesso a uma rede wireless não paga, poderão descarregar os questionários! Mas mesmo aí têm de ter em consideração as configurações e possibilidades do telemóvel.

Os questionários permitem múltiplas hipóteses de utilização:
- utilizá-los para revisão ou para reforço de competências.
- utilizá-los como forma rápida de avaliação formativa dentro da sala de aula.
- utilizá-los para obter opiniões dos alunos, sem condicionamento dos colegas.
- utilizá-los durante visitas de estudo para focar os alunos em determinados pormenores importantes.
- Como no sítio do Mobilestudy existem questionários escritos em diversas línguas, pode ser útil na aprendizagem dessas línguas.


O limite é a imaginação!A grande mais valia é que não têm de ser apenas feitos dentro da sala de aula... podem ser feitos em qualquer lugar!

Um ponto menos positivo é que não consegui descobrir uma maneira de aceder aos resultados sem ser recebendo-os por sms, o que implica ter de fornecer o número de telefone.

05 março 2011

Sweetsearch

Está preocupado com os resultados que aparecem aos seus alunos enquanto pesquisam na internet? O Sweetsearch é um motor de busca que apenas dá como resultados conteúdos previamente validados por educadores.

Como os resultados devolvidos são apenas de conteúdos validados, raramente se encontram sítios em Língua Portuguesa! Esta é a parte menos interessante da ferramenta mas que poderá, no futuro ser resolvida, com a participação de professores portugueses!

04 março 2011

Schoology

Sabe o que é o Moodle? Acha-o muito complicado? Apesar de não concordar, cá fica um LMS - Learning Management System muito mais simples de utilizar, com um aspecto "facebookiano" - Schoology. Mas mais simples implica não fazer as mesmas coisas! Mas para uma utilização simples... chega!

03 março 2011

World Wide Telescope


A Microsoft volta a surpreender, com mais uma fantástica ferramenta e gratuita! O World Wide Telescope é exactamente o que o nome inglês indica. A possibilidade de ver o Universo utilizando imagens de telescópios de Superfície e de Telescópios Espaciais (ex: Hubble). Estas imagens estão perfeitamente combinadas num céu nocturno, prontas para explorar. Um óptimo recurso para astrónomos amadores iniciados, que ainda estão a tentar descobrir para onde olhar, em busca de um determinado objecto!

Para além de ser um recurso educativo digital, per si, o World Wide Telescope tem ainda disponíveis visitas guiadas em que são explicados e mostrados vários aspectos da arquitectura e mecânica do Universo!

02 março 2011

Bitstrips

O humor pode ser uma forma de cativar uma audiência! A banda desenhada também! Os dois juntos melhor! -Mas eu não tenho jeito para desenhar! Então esta ferramenta é para si.

O Bitstrips é uma ferramenta de construção de pequenas tiras de banda desenhada com ou sem humor, as aplicações em educação podem ser inúmeras... mas colocar os alunos a ilustrar conceitos poderá ser uma excelentes forma de promover aprendizagens. Mas também é uma excelente forma de treinar a concisão!

01 março 2011

Livebinders

Arrumar páginas de internet por tópicos como se estivesse a organizar um dossier, será possível? É exactamente isso que é o Livebinders. Cria dossiers virtuais de páginas de internet com separadores por temas, ou seja, permite recolher e organizar aquelas páginas que acha interessantes e depois partilhá-las com os seus colegas ou alunos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...