28 fevereiro 2011

Symbaloo

Gostava de organizar os seus bookmarks (páginas favoritas) por temas e de uma forma facilmente consultável em vários computadores e até em smartphones?

O Symbaloo vai ser interessante para si!

O Symbaloo cria-lhe uma área de trabalho em que pode aceder rapidamente às suas páginas favoritas, quer as que mais usa, quer algumas menos visitadas mas organizadas por temas e exploráveis de uma forma muito visual!

No centro tem uma caixa multifunções que pode ser usada para mostrar informação mais importante ou com algumas ferramentas como calculadora, calendário, pesquisa no Google ou para visualizar o estado do tempo... apenas para referir algumas!

Para além disso pode partilhar esses conjuntos de preciosidades que foi coleccionando ao longo das viagens na internet com colegas ou alunos! Mas mais interessante ainda, pode pesquisar colecções que outros organizaram para si!

Pode ser uma óptima forma de ter todos os seus locais favoritos à distâncias de um clique, especialmente interessante se estiver a utilizar os quadros interactivos multimédia.

Uma ideia muito interessante será a construção individualizada de Symbaloo por cada alunos, quase um e-portefólio de locais ou documentos digitais relacionados com os conceitos ou unidades didácticas que poderão partilhar entre eles ou consigo! Um manancial de recursos educativos digitais à distância de um clique!

27 fevereiro 2011

Zimmertwins

Gostava de fazer filmes de animação com os seus alunos, mas acha que não tem as competências?
O Zimmertwins é o local perfeito para si e para os seus alunos!

Esta ferramenta é especialmente dedicada aos mais novos, mas também pode ser usada nas aulas de inglês com alunos um pouco mais velhos! Com poucas competências técnicas, pode construir pequenos filmes de animação em que o importante é o contar de uma história, treinando ainda competências no domínio da literacia!

O processo de montagem do filme está bastante facilitado já que há pequenos módulos pré-feitos... é preciso imaginar a história, adaptar os cenários e as emoções dos personagens, juntar os módulos... e já está!

26 fevereiro 2011

Ahead


Conhece o Prezi? Se não conhece veja a nossa apresentação aqui! O Ahead é uma ferramenta muito semelhante cuja diferença básica são a disposição das ferramentas de edição e os layouts... não os considero melhores nem piores... apenas diferentes.

25 fevereiro 2011

Artpad

Quer desenhar algo e partilhar rapidamente? O Artpad é uma excelente ferramenta. Simples e rápido de utilizar!

24 fevereiro 2011

Fotobabble

Gostava de colocar os alunos a comentar imagens, gráficos, fotografias históricas ou diagramas de biologia?
O Fotobabble pode ser a sua ferramenta!

Gratuito e muito simples de utilizar, só necessita de 3 passos:

1º - Fazer upload da fotografia (como carrega um documentos no e-mail).
2º - Gravar a voz (precisa de um computador com microfone - a maioria dos portáteis já tem!)
3º - Partilhar

23 fevereiro 2011

Weebly for Education

Quer fazer um e-portfolio com os seus alunos de forma simples? Veja como!
O Weebly for Education é um editor de blogues com um aspecto gráfico muito interessante. Funciona com blocos de funcionalidades que são arrastados para compor uma página web. A parte interessante do Weebly educação é a possibilidade de associar contas de alunos à conta do professor, mantendo a privacidade do aluno. O professor cria as contas de cada aluno, sem necessidade de divulgar informação pessoal. O professor pode ainda controlar se o e-portfólio de cada aluno é privado ou público e é avisado de todas as alterações ao e-portefólio.

Do que experimentei, parece muito simples e fácil de utilizar.

22 fevereiro 2011

Dushare

Já quiz partilhar ficheiros grandes com um colega e não conseguiu enviar por mail!
O Dushare serve nestas ocasiões!

Permite o envio de ficheiros de uma pessoa para outra de forma directa e síncrona. Os ficheiros podem ser de elevadas dimensões, mas também dos pequenos (embora nestes o e-mail possa servir na perfeição!).

Para além disso, por questões de segurança pode colocar uma password no ficheiro!

Uma grande vantagem comparado com soluções similares é que não é necessário registo nem login.

O processo é feito em quatro passos:

1 - Escolher o ficheiro a enviar.
2 - Esperar a criação do endereço a enviar à pessoa que pretende que receba.
3 - Aguardar pela transferência, enquanto podem ir falando na ferramenta de mensagens.
4 - Terminar o processo após conclusão.

21 fevereiro 2011

Tagxedo

Gostou do wordle? Quer fazer nuvens de palavras? O Tagxedo é uma ferramenta muito parecida com o Wordle mas que permite mais opções!

A melhor definição do Tagxedo, para quem conhece o Wordle é dizer que é um Wordle muito melhorado!

Permite:
  • utilização gratuita e sem registo.
  • alterar o aspecto das fontes, cores, tamanhos e orientação.
  • usar palavras e imagens como moldes da forma que a nuvem vai ter.
  • criar nuvens a partir de um endereço web ou do twitter!
  • partilhar as nuvens embendo-as no seu blogue ou página de internet! (embed).
  • pode fazer download do resultado final (imagem).

20 fevereiro 2011

Wordle

Gostava de fazer nuvens de conceitos com um aspecto gráfico fantástico? O Wordle faz nuvens de palavras e coloca em evidência, a partir de qualquer texto, as palavras mais utilizadas. Com um aspecto gráfico que pode ser adaptado (layout, fontes e cores) e que é, em praticamente todos os casos, fantástico.

É pena que não haja depois uma forma simples de partilha, a não ser partilhado o endereço URL directo para a galeria do wordle.

Amanhã colocaremos ao dispor uma aplicação similar mas com mais possibilidades de edição e de partilha! Mais web 2.0! Não perca.

19 fevereiro 2011

AnswerGarden

Já pensou em perguntar opiniões aos seus alunos? Já arranjou uma forma de as contabilizar com facilidade?
Se a resposta é não... experimente AnswerGarden.

O AnswerGarden é definido pelos autores como uma ferramenta minimalista que permite o máximo de feedback. Permite criar pequenos sistemas de votação (ex: Gostava de saber a vossa opinião sobre o melhor dia para entregar o trabalho X?).

Foi especialmente criada para promover brainstormings de uma forma rápida e eficaz, produzindo um resultado final apelativo: uma nuvem, semelhanta às nuvens de etiquetas, em que as hipóteses mais votadas têm maior tamanho!

Para além disso pode ainda ser exportada para o wordle (vejam amanhã para quem não conhece!), criando resultados finais ainda mais fantásticos.

Não requer registo nem login, embora os autores recomendem a criação de uma password por votação, para poderem editá-las caso alguma coisa corra mal (ex: alguém resolva dar alguma resposta que não se pode ler!). :-)

O processo de criação é simples e eficaz! Basta criar a questão. É gerado um código que permite embeber "embed" o sistema de votação numa página web, como o Moodle ou um Blogue!

Também pode ser interessante, no caso de haver computadores para todos os alunos, para pedir uma opinião durante a aula e apresentar os resultados no quadro interactivo multimédia.

Imaginem soluções e partilhem-nas connosco!

Quer ver o AnswerGarden em acção? Dê-nos a sua opinião no topo deste blogue.

18 fevereiro 2011

Wiggio

A principal palavra que define o Wiggio é simplicidade!

O Wiggio é uma plataforma que permite juntar algumas ferramentas de trabalho colaborativo e gestão de projectos, apresentando-os de uma forma simples que não compromete a funcionalidade!

Para a utilizar não é necessário ser nenhum especialista em tecnologias... apenas um pouco curioso, o que permite estender a sua utilidade a outros professores, alunos e até aos pais!


Permite num grupo ou individualmente:
  •  enviar e-mail, textos e mensagens de voz.
  • conferências web, chamadas em conferência e chat.
  • partilha de calendário
  • guardar, partilhar e editar ficheiros numa pasta comum, registando as diferentes versões.
  • permite criar sondagens rápidas de opinião.
  • seguir o curso das tarefas de grupo e dos recursos.
O processo de registo é normal, com confirmação via e-mail. A curva de aprendizagem é baixa, permitindo a utilização pelos mais cépticos e avessos às tecnologias!

Segue o vídeo de apresentação (em inglês)!


17 fevereiro 2011

Prezi

Já fez apresentações no powerpoint e gostava que elas fossem mais flexíveis?
Talvez este seja o seu software: Prezi! Uma excelente ferramenta para Quadros Interactivos!

Mais do que uma ferramenta de apresentação, é uma excelente forma de colocar os alunos a produzir conhecimento e a partilhá-lo no Moodle ou em qualquer outra plataforma.


O conceito do Prezi não é fácil de explicar dado que sai completamente fora dos editores tradicionais de apresentações (sejam eles da Microsoft da Apple ou web-based).

O Prezi tem uma folha única onde se constrói a apresentação (ao contrário dos habituais diapositivos limitados no espaço), muito mais similar à construção de um mapa de conceitos do que de uma apresentação!

No Prezi a animação é conseguida por efeitos zoom (de aproximação ou afastamento) sobre um determinado conteúdo (texto, imagem, vídeo, animação).

Para mim as grandes vantagens do prezi são:
 
  • É uma aplicação web 2.0 disponível desde que haja um computador com browser e acesso à internet (mas também importável depois de concluída para apresentação em locais sem acesso à internet!) e gratuita.
  • A possibilidade de embeber (embed) a apresentação em qualquer página web incluindo no Moodle.
  • A possibilidade de ligar a apresentação a outros objectos e páginas web.
  • A possibilidade de ocultação de objectos que podem ser revelados aplicando o zoom.
  • Um espaço "infinito" de ligação de conceitos, possibilitando percursos alternativos de apresentação.
  • A possibilidade de criar cenários em que se interliga toda a informação (construindo pontos resumo) e até uma visão final que resuma os principais aspectos da apresentação.
  • Um desafio enorme à criatividade.

Os principais problemas prendem-se com:
  • Adaptação ao interface (mais fácil quando maiores forem as competências TIC).
  • O efeito náusea que pode provocar em quem está a ver a apresentação se se exagerar nos efeitos de zoom e rotação.
  • A dificuldade inicial em organizar a informação de modo a que gráfica e pedagogicamente possa ser seguida.

O Prezi casa o melhor de dois mundos... a linearidade (possível através do desenho de um path) com a flexibilidade!

16 fevereiro 2011

Photosynth

Já alguma vez tirou fotografias de um local e pensou! Que pena não conseguir a 3D!
O Photosynth da Microsoft permite, a partir de um conjunto de fotografias de um local, criar uma perspectiva a 3 dimensões, colando as várias fotografias!

O serviço é gratuito, bastando ter uma conta Live ID, a mesma que utiliza para ir ao messenger!
Pode carregar até 20 GB de fotografias para compor a visualização 3D.

Mas há um senão! Tem de ter instalado no seu computador o windows!

15 fevereiro 2011

Gerador de Senhas (Passwords)

Quantas vezes não necessitou de gerar senhas (passwords) e estava sem imaginação?
Aqui tem um site que pode ajudar! Gerador de Senhas!
Neste caso não são senhas pessoais, mas senhas para registo de terceiros, como por exemplos, chaves do Moodle ou Passwords para os utilizadores dos computadores da escola.
Neste local, de forma simples, poderá gerar senhas, definindo algumas especificações que a senha contenha:
  • números
  • maúsculas
  • minúsculas
  • outros caracteres
  • comprimento da senha
Após a definição das características é gerar quantas senhas precisar!

09 fevereiro 2011

Manymoon

O Manymoon é uma ferramenta de gestão de projectos, que tem vários tipos de contas (do Standar ao Platinum). Permite gerir as listas de tarefas, o tempo dispendido em cada uma delas, organizando-as por projectos. Permite a criação e gestão de equipas e de tarefas de equipa.



O manymoon pode ser adicionado como aplicação ao i-google, ficando com toda a informação que necessita. A integração com outras ferramentas Google como o calendário ou o Google Docs permite a integração de documentos nas tarefas a partilhar ou a marcação das actividades no Google Calendar.


A criação de Milestones, a partilha e atribuição de tarefas também á possível.

Não necessita de instalação de software no seu computador. Só necessita de utilizar um Browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox ou outro).

08 fevereiro 2011

Yousendit

Já alguma vez quis mandar um ficheiro por e-mail e teve dificuldade por causa do seu tamanho?
Talvez aqui tenha a solução:
O Yousendit permite enviar ficheiro de tamanhos superiores aos que os serviços de mail normalmente autorizam. O tamanho do ficheiro depende do tipo de conta, na versão gratuita vai até aos 100 MBe para envios ocasionais, permitindo apenas 100 downloads e ficando disponível durante 7 dias, podendo ir, nas versões pagas, até aos 2 GB e downloads ilimitados durante 14 dias. Na conta livre só são possíveis downloads até 1GB de tráfego mensal.
A conta gratuita não implica registo!

07 fevereiro 2011

SlideShare

O SlideShare começou por permitir a partilha de apresentações. Neste momento permite partilhar vários tipos de documentos, imagens e vídeo.

Após o upload do documentos, este pode ser partilhado via e-mail, nas redes sociais ou embebido "embed" em blogues ou sítios.

06 fevereiro 2011

SumoPaint

O Photoshop gratuito e à distância de um clique.

O SumoPaint permite edição de qualquer imagem, com um interface semelhante ao Photoshop, permite edição de imagem avançada. Para quem gosta de pormenores.

As vantagens em relação ao Photoshop são a gratuitidade e a portabilidade. Disponível em qualquer computador com ligação à internet e com um browser. Não necessita de instalação.

04 fevereiro 2011

Online Stopwatch

O Online Stopwatch é uma excelente ferramente para uso em contexto educativo. Quantas vezes não precisou, na sala de aula, de um cronómetro e não tinha nenhum à mão... aqui está ele.

Permite marcar tempos de realização de tarefas, utilizando o contrador regressivo ou monitorizar o tempo de uma determinada tarefa utilizando o cronómetro.

03 fevereiro 2011

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social de profissionais. Permite a manutenção de uma rede de contactos profissionais e encontrar pessoas de áreas profissionais similares.

Para além da rede social, permite a publicação de Curriculum Vitae em diversas línguas, de forma a propiciar a contratação por empresas.

Sendo uma rede social, tem como principal diferença para o Facebook o facto de estar exclusivamente virado para contactos profissionais.

02 fevereiro 2011

Jigsaw Planet

O Jigsaw Planet é uma ferramenta que permite transformar qualquer fotografia jpg. num puzzle, gratuitamente. 

É uma excelente ferramenta para preparação de alguns exercícios lúdicos para os alunos. 

Pode escolher entre ter puzzles públicos ou privados e até os pode encaminhar por e-mail para os alunos ou embeber o puzzle numa página de internet ou no Moodle.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...